Terapêutica »

Posturologia

CORREÇÃO DA POSTURA É POSSÍVEL!

Uma das interessantes áres da fisioterapia é a posturologia, em que avaliamos o alinhamento da postura corporal, tendo como principais elementos de alterações posturais, alterações motoras dos músculos dos olhos (captores oculares), alterações ou adaptações dos pés (captores podais), e alterações de músculos que participam ou estão relacionados à mastigação (sistema manducatório). A nossa postura pode ser influenciada por estes três fatores, além de outros como a presença de cicatrizes, diminuição de mobilidade de alguns órgãos (que não é identificado em análise clinica e sim por um fisioterapeuta osteopata), hábitos posturais viciados (como a forma de sentar, prática intensa de esportes assimétricos, entre outros aspectos), a presença de uma perna mais curta do que a outra.

Todas essas alterações podem ser corrigidas ou amenizadas por:

Exercícios oculares (no caso disfunções dos músculos oculares), que podem trazer dores de cabeça, fadiga nos olhos ao final do dia ou após tarefas longas, tensão cervical, dores unilaterais, podendo apresentar até dores nos joelhos indiretas.

Utilização de palmilhas feitas sob medida por um fisioterapeuta posturólogo (não é de gel, e não se compra sem avaliação do paciente) para o caso de disfunções nos pés,

Técnicas viscerais, feitas por um fisioterapeuta osteopata, para atuar na correção da falta de mobilidade dos órgãos internos (como estômago, rins, intestino, e todos os outros), evitando ou corrigindo assim, desvios posturais, dores em alguma região corporal, ou até sintomas de náuseas, irradiações do nervo ciático, tonturas, entre outros.

Correção da postura estática e dinâmica com exercícios de estabilização segmentar e controle motor são empregados para a melhora da performance do atleta ou da realização de atividades sem dor, melhora da qualidade de movimento em atividades básicas diárias, como caminhar, sentar, correr, pedalar, etc.

Melhora da aderência de cicatrizes, feitas por meio de mobilizações manuais ou através de ventosas e outras técnicas, que permitem o alívio de sintomas diretos ou indiretos causados por cicatrizes antigas ou recentes, podendo estas dificultar o processod e correção postural, se não tratada.

Manobras de correção das articulações, são mobilizações ou manipulações utilizadas para corrigir bloqueios nas articulações, por exemplo, em vértebras da coluna, e podem ser aplicadas em todas as articulações que apresentem bloqueios. Os bloqueios podem ser resultantes de movimentos inadequados realizados, ou movimentos repetitivos, ou por posturas inadequadas. São facilmente corrigidas pos um fisioterapeuta com domínio da terapia manual.

Exercícios para músculos da mastigação, auxiliam do melhor posicionamento da cabeça, redução de aperto dentário noturno, bruxismo, dores de cabeça, etc.

Com estes elementos avaliados e tratados, é possível ter o alívio ou provável desaparecimento dos sintomas, com melhora da qualidade de vida diária, da performance em atividades esportivas e laborais, e até mesmo melhora da estética (reduzindo o aparente acúmulo de gordura da região abdominal).