Patologias »
Tosse
A tosse é uma contracção espasmósdica, repentina e frequentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.
A tosse é uma acção que o corpo toma para se livrar das substâncias (poeiras, bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas) que estão irritando as passagens de ar na garganta, laringe, traqueia ou pulmões. Uma tosse geralmente é iniciada para limpar uma formação de fleuma (muco) na traqueia; o ar pode se mover nesta passagem a até 480 km/h (300 mph) durante a contracção. A tosse também pode ser desencadeada por uma porção de comida descendo pela traqueia ao invés do esófago, devido a uma falha da epiglote, embora isso possa resultar, no entanto, em um engasgo. A tosse crónica (ou frequente) geralmente indica a presença de uma doença. A menos que o paciente não seja um fumante e tenha um raio-X peitoral normal, a causa da tosse crónica em 93% de todos os pacientes é devido à asma, refluxo ou gotejamento pós-nasal (secreção do nariz indo na direcção dos pulmões). Outras causas da tosse crónica incluem bronquite crónica e medicamentos como os IECA. A tosse pode ocorrer voluntariamente assim como involuntariamente, neste caso sendo um mecanismo de reflexo.
Tossir durante uma injecção pode diminuir a dor da penetração da agulha causada por um repentino aumento na pressão do peito e canal espinal, inibindo as estruturas condutoras de dores da medula espinal.
Terapêutica adequada:
Acupunctura | Fitoterapia | Homeopatia | Naturopatia | Massagem
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License. Este artigo usa material do site pt.Wikipedia.org.

